Índice de Conteúdo:
Significado Japamala
A palavra sânscrita ‘Japa’ significa cantar um Mantra repetidamente ou recitação repetitiva do Mantra. Japa também significa meditação realizada com o foco em um objeto da divindade. A prática do Japa proporciona paz mental, aumenta o foco, libera a si mesmo e ajuda a atingir objetivos.
Um ‘Mala’ é um colar de contas. O Mala usado para praticar Japa (canto repetido de mantras) é chamado de Japa Mala. É um rosário espiritual. O Japa (canto) é feito em um conjunto de 108 de uma vez, então um Japamala é feito principalmente de 108 contas ou sementes. O Japamala é, em última análise, uma ferramenta para meditar, concentrando-se e focalizando a repetição do Mantra, em vez de contar o número de cânticos. Os hindus, budistas, sikhs, jainistas têm métodos diferentes de cantar no Japa Mala. A repetição ou japa deve ser obedientemente lenta. Não deve ser impensadamente mecânico ou o japa apressado ou rápido. Japa sendo ucchahi recitação alta é menos eficaz. Japa sendo upamshu recitação suave é mais eficaz. Japa sendo manasikam dentro da mente é mais eficaz.
O que é um japamala e quem pode utilizá-lo?
Muito mais do que um mero cordão de contas, um japamala pode ser considerado uma ‘guirlanda celestial’ pois é um instrumento usado em muitas práticas mentais e espirituais que buscam elevar a mente, o espírito e o corpo a um estado superior de consciência.
Além da tradicional prática de meditação com mantras, o japamala é muito usado na prática de yoga, em terapias para a limpeza dos chakras – e outras ativações energéticas – como amuleto de proteção ou até mesmo como um acessório estético de decoração ou de vestuário. Ou seja, os japamalas podem ser usados por qualquer pessoa que busca uma vida mais consciente e pacífica.
“Os matemáticos da cultura védica viam o 108 como um número da totalidade da existência.”
Por que existem 108 contas em Japamala
O número 108 tem um significado muito poderoso na ciência e espiritualidade da Índia e, portanto, o 108 Beads Japa Mala é usado. Os matemáticos da cultura védica viam o 108 como um número da totalidade da existência. Este número também conecta o Sol, a Lua e a Terra: A distância média do Sol e da Lua à Terra é 108 vezes seus respectivos diâmetros. Na tradição iogue, encontramos 108 textos sagrados dos Upanishads. Na tradição da ioga Bhakti, são contadas histórias de 108 gopis dançando com Shri Krishna em Vrindavan, e há 108 nomes da Deusa Divina.
Benefícios do Japamala
Físico: Energiza o sistema central (para tonificar o sistema).
Mental: remove depressão / obstáculos / bloqueios mentais.
Espiritual: Ajuda a alcançar o autodesenvolvimento / crescimento de áreas específicas. (Fortalece a personalidade interior, projetando poderes positivos para dentro; superando / eliminando traços negativos).
Fontes: https://www.rudraksha-ratna.com e https://maosocupadas.com.br